BLOG

Halloween: como cuidar do seu sorriso e aproveitar a festa!


temp-post-image

No Halloween, agora já muito incorporado à cultura brasileira atual, milhões de trick-or-treaters vão esperar para trocar algumas piadas por um punhado de doces. E enquanto um doce de leite ocasional é perfeitamente bom, os riscos para a saúde do consumo excessivo de açúcar não são nada engraçados e acabam sendo bastante custosos.



Outubro é o mês nacional da Saúde Bucal. É também uma temporada de festas, comemorações e há a tentação para as crianças e jovens de carregar a mão no açúcar. É por isso que eu gostaria de advertir crianças, jovens e adultos, não só para evitar ou limitar a ingestão de doces, mas também para evitar ou limitar refrigerantes (versões diet, mesmo sem açúcar), sucos de frutas artificiais e bebidas esportivas que podem conter ácido fosfórico ou cítrico.


Consumir açúcar e refrigerantes pode criar um "efeito cascata" de cárie dentária. Com apenas um pequeno gole, o açúcar reage com a placa bacteriana para criar ácidos de formação de cavidades no esmalte dentário. Esse único gole pode desencadear um ataque de vinte minutos em nossas reservas finitas de esmalte, que se repete a cada gole. Na verdade, a quantidade de ácido, em alguns refrigerantes quase coincide com o teor de ácido em baterias de carro!


Além balas, chicletes, caramelos, doces pegajosos, bebidas açucaradas particularmente ameaçam jovens trick-or-treaters no tratamento ortodôntico. Ortodontistas têm visto muitos pacientes cuja ingestão de açúcar e ácido fosfórico, inadvertidamente levou a cáries e manchas em todos os dentes.


Mas não se assustem com os riscos, há meios de controlá-lo!. Se balas, doces e refrigerantes são consumidos, eu recomendo que sejam tomadas as seguintes medidas preventivas para proteger os dentes:




  • Os pais devem atrasar o consumo de refrigerantes até a adolescência, se optar por permitir definitivamente. O esmalte nos dentes do bebê e novos dentes permanentes precisam de tempo para amadurecer e endurecer.






  • Procure consumir esses alimentos proibídos logo após as refeições e escove os dentes em seguida. Evite passar o dia todo consumindo essas bobagens para que a boca mantenha-se sempre com o PH adequado e não favoreça o ataque das bactérias ao esmalte.




  • Beba água fluoretada e use um creme dental com flúor.




  • Escove imediatamente após o consumo de balas, doces, refrigerantes, bebidas esportivas, sucos de frutas artificiais ou de quaisquer líquidos com ácido fosfórico ou cítrico.




  • Pacientes ortodônticos devem seguir as instruções do seu ortodontista sobre como escovar e passar o fio dental, e não se esqueça de ver o seu dentista clínico a cada seis meses.




  • Leia os rótulos para estar ciente de quanto açúcar ou ácido está sendo consumido.




  • Se você deve beber refrigerantes, diminuir a frequência e optar por água.




Realisticamente, eu sei que muitos de meus pacientes vão comer doces e consumir refrigerante ao longo desta temporada. Meu conselho é para compreender a ciência e as repercussões de açúcar nos dentes, a saúde oral e toda a saúde do corpo - e, em seguida, tomar as precauções necessárias para proteger o seu primeiro e único sorrir!


A ação dos pais e responsáveis nessa luta contra as cáries é fundamental. Não facilitem!

Clínica J.C. Gaspar - CROSP 3064 (resp. tecn.- Dr. José Carlos Gaspar CROSP 7501

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini 1500,

Brooklin Novo - 5o. Andar,

São Paulo, SP 04571-000

Phone. +55 (11) 5505-6365

Fax. 5506.9796

Email. contato@jcgaspar.com.br

URL. https://wa.me/5511950503138