Location
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini 1500,
Brooklin Novo - 5o. Andar
São Paulo, SP 04571-000
A ansiedade odontológica e fobia dental é um problema para boa porcentagem da população tanto infantil quanto adulta. Podem atrapalhar as nossas vidas e nossa saúde de muitas maneiras. A triste verdade é que muitos pais passam seu medo do dentista para seus filhos, mesmo sem perceber. Superar o medo é possível com um bom profissional, carinhoso e dedicado e, uma abordagem adequada.
Por que os pequenos têm medo do dentista?
A maioria das crianças têm medo do desconhecido. Quer seja a escuridão, o que se esconde no armário, ou o que os adultos os ensinaram a temer. A primeira visita ao dentista deve ser feita por volta do primeiro ano de vida ou quando os primeiros dentinhos aparecerem na boca. A primeira consulta deve ser simples e divertida. É melhor não esperar que os problemas que precisam de tratamento efetivo aconteçam. A maioria de nós não teria medo de um exame oral, raios-x e uma limpeza. Infelizmente, muitos pais não têm consciência disso e esperam até que a criança seja mais velha ou apresente problemas dentários que precisam ser tratados imediatamente. Isso é sempre um grande problema e muitas vezes um trauma! As crianças também são muito perceptivas de seus arredores e facilmente influenciadas por seus pais ou responsáveis. Portanto, os medos e desconfianças podem ser passados para as crianças. Se um pai tem medo e abertamente mostra isso, a criança vai ver e se sentir da mesma maneira. A perspectiva positiva sobre o cuidado dental, dentista amigo, e em casa bons hábitos orais e dieta adequada, vão levar a uma criança livre de problemas odontológicos.
Dicas para evitar a ansiedade odontológica nas crianças
-Introdução ao dentista: Combine uma consulta do tipo “meet and greet” com seu dentista. Seu filho pode visitar o consultório e conhecer a equipe e o dentista. Sinta-se confortável no ambiente para que ele sinta que tudo que acontece ali é muito tranquilo e faz parte dos cuidados pessoais. Outra boa maneira de obtê-los familiarizados é leva-los ao dentista com um irmão mais velho ou um primo veja o que acontece. Isso tira o medo do desconhecido.
-Use palavras e ações positivas! Falando positivamente sobre o seu dentista e seu próprio cuidado dental irá incutir conforto em seus filhos. Isso permitirá que eles relaxem ainda mais.
-Ajuste um sistema de recompensas: Incentive escovação e fio dental, use aplicativos já específicos no mercado para auxílio. Faça com que a criança entenda que colaborar com as consultas regulares ao dentista traz benefícios. Oferecendo um prêmio especial ao longo do tempo como incentivo aos bons cuidados e bom comportamento. As crianças adoram recompensas. Certifique-se de que eles entendem que a escovação, uso do fio dental, e a limitação de doces são todas as maneiras de atingir seu objetivo. Informe o seu dentista sobre o sistema de recompensa, então ele ou ela também podem incentivar seu filho em cada checkup. Se você ainda está encontrando cáries, a dieta vai necessitar de um olhar mais de atento, e bochechos de fluoreto podem precisar serem adicionados à rotina. Lembre-se de agendar exames dentários do seu filho de seis em seis meses. Muito importante para permanecer na programação e ir quando necessário. Você estará priorizando a saúde bucal do seu filho e estado geral de saúde ao longo da vida.
-Elogie seu filho! Dê-lhes encorajamento, dizendo-lhes que eles estão indo muito bem e devem manter o bom trabalho. Isto irá incentivá-los a prosseguirem os seus hábitos saudáveis na vida adulta.
-Seja um bom professor! É importante que as crianças saibam o porquê das coisas. O mesmo acontece com atendimento odontológico. Se eles são simplesmente obrigados a fazê-lo sem razão eles vão lutar com você. Se eles percebem que é em seu benefício ou é divertido eles vão optar por fazê-lo. Certifique-se de explicar a importância da escovação e do uso do fio dental em termos simples, as crianças podem entender. Por exemplo: "Uso do fio dental é importante porque remove doces e comida deixados entre os dentes. Quer isso preso entre os seus dentes? " No próximo exame dentário do seu filho, peça ao seu dentista para reforçar a boa técnica de escovação e o uso do fio dental.
-Procure um dentista que funciona bem com crianças: Nem todos os dentistas trabalham bem com crianças. Tornou-se muito comum consultar um dentista para as crianças e um dentista clínico separado para os pais. Esse não tem que ser o caso. Há muitos dentistas da família que adoram ver as crianças na sua prática também ou procure uma clínica completa que atenda as duas modalidades num só espaço. Isto torna mais fácil para agendar compromissos para toda a família e também permite que os seus filhos convivam bem com as experiências positivas que você está tendo. Com a equipe da Clínica J.C.Gaspar, a odontologia pode ser uma experiência agradável para toda família.
Conclusão
A consulta odontológica pode ser uma experiência desafiadora para crianças e adultos, mas não precisa ser assim. Com cuidados adequados em casa, bons hábitos e consultas odontológicas de rotina, pode ser uma experiência positiva para toda a família.
© 2015, Dra Vivian Grandino Gaspar. Todos os direitos reservados. Clínica Odontológica J.C.Gaspar
Posted on 09/09/2015 at 02:00 PM